Melhores tarifas solares com compensação de excedentes

17 de jan. de 2023
Descubra quais são as melhores tarifas solares com compensação de excedentes.
Melhores tarifas solares com compensação de excedentes
Tem placas solares e não sabe o que fazer com os excedentes? Não pretende instalar baterias e desperdiçar energia? Nesse caso, é provável que compensem as tarifas com compensação de excedentes. Quer saber mais?

O que é uma tarifa com compensação de excedentes

Se tiver uma instalação solar ligada à rede elétrica, pode optar por este tipo de tarifa. Com ela, podemos conseguir um desconto chegando até 0€ sobre o consumo variável. Mas lembre-se que terá que pagar os gastos fixos -como impostos-.
Requisitos aplicáveis às tarifas com compensação dos excedentes
O que é preciso?
É muito simples! Precisa cumprir quatro requisitos básicos:

  1. Uma instalação que produza energia renovável, seja a partir de painéis solares ou eólica.
  2. Potência não superior a 100 kW.
  3. Não pode ser uma instalação com fins lucrativos, por exemplo, uma exploração de energia.
  4. Deve ter assinado um contrato de compensação entre produtor, instalador e consumidor, titular.

Posso vender excedentes se não cumprir os requisitos?

Nesse caso, pode vender os excedentes. Para vender a energia necessita formalizar um acordo de representação no mercado elétrico com uma comercializadora e dar alta como produtor no RAIPRE -Registro Administrativo de Instalações de Produção de Energia Elétrica-.

Quanto vou receber pelos meus excedentes?

O preço é estabelecido pelo comerciante com o qual assina contrato, ou seja, a mesma que lhe fornece a eletricidade. No final do período de faturação, o contador é lido e os excedentes são descontados. Portanto, se gerar mais do que consome, o seu consumo variável pode chegar a custo 0. Mas lembre-se que todo o resto ficará para a comercializadora e não lhe pagará por isso!
Quando o valor chegar a zero, não haverá mais descontos. Não se acumulam nem o recompensam por isso, o que fazem é descontar esse consumo da sua conta como se nunca o tivesse consumido, não está a ser pago para isso, é importante lembrar a diferença. Se quer ser pago, tem que dar alta como produtor.
Outra coisa a ter em conta é que a energia gerada não se paga ao mesmo preço que a energia consumida. A sua energia custará menos que a energia que consome.
Pode escolher entre uma comercializadora de referência -que oferecem tarifas PVPC- e comercializadoras livres -que colocam seu próprio preço-. No primeiro caso, será pago €/kWh de acordo com a sua tarifa. No segundo, o preço é acordado com a comercializadora antes de assinar o contrato.

Instalação de placas solares sem investimento inicial

Na ElectryConsulting contamos com um Renting de Autoconsumo Solar com o qual pode montar uma instalação no seu negócio sem pagar um euro. Comece a economizar a partir do minuto 0, sem custos ocultos!
Contamos com uma equipe de especialistas que lhe ajudará em todo momento, desde o design a instalação até a manutenção. Tudo incluído na sua taxa! Se acha pouco pode fazer um financiamento até 10 anos.