Baterias solares: tudo o que deves saber

28 de jun. de 2022
Sabes como aproveitar ao máximo a energia gerada pelo teto do autoconsumo ao instalar baterias solares? Falaremos a seguir sobre as baterias solares e os tipos existentes no mercado.
Baterias solares: tudo o que deves saber
Agora que o imposto do sol já não existe, muitos somam-se ao carro da energia limpa. Ser autossuficiente ou produzir energia o bastante para reduzir a fatura da luz já não é coisa do passado.
A partir da instalação de placas solares, podemos reduzir o nosso consumo e prezar pelo meio ambiente.
Sabias que podes cobrir até 100% da demanda ao instalar baterias solares? Para poderes fazer uso da energia de noite, por exemplo, é necessário contar com elas.

O que são as baterias solares?

São os dispositivos encarregados de guardar a energia que sobra, gerada pela instalação de placas solares. A menos que permaneças vinculado à rede elétrica durante a noite, precisarás instalar baterias solares. Já que as placas não produzem energia à noite, a bateria se encarrega de armacenar reservas durante o dia para que possamos utilizá-las mais tarde.

Que tipos de baterias solares existem?

Uma vez que contamos com uma instalação de autoconsumo, as baterias solares são um complemento muito útil quando a nossa instalação não está conectada à rede. Pode-se obter energia dessas baterias caso seja necessário.
Nesse sentido, temos várias opções entre as quais escolher, a depender do valor predisposto a gastar e das necessidades de cada um. Quando escolhemos um tipo de bateria, devemos ter em conta quanta energia necessitamos guardar e a velocidade a que queremos dispor dela.
As Monoblock são as mais comuns em instalações de baixa e média potência porque têm um preço razoável. Podem durar até 10 anos. São as melhores para instalações pequenas onde se busca um bom equilíbrio entre qualidade e preço, com aparatos simples e que não usam motor. A sua desvantagem é que contam com pouca capacidade.
Entre as Monoblock, encontramos dois tipos populares: de gel e AGM. As baterias de gel são feitas para instalações de tamanho médio-grande, que necessitam funcionar durante um longo período. Por outro lado, as AGM são a evolução das de gel. Se o que buscas é alta intensidade de modo rápido, estas baterias são perfeitas. O único contratempo é que a sua vida útil é de somente 1000 ciclos.
Além disso, temos as Estacionárias, dirigidas a consumos de nível médio-alto. A sua vida útil é de 20 anos, ainda que o seu preço também seja mais elevado do que no caso anterior. Perfeita para grandes exigências, feitas para o dia-a-dia. Se necessitas de um grande consumo de energia durante longos períodos, esta opção é para ti.
As baterias de lítio são as mais duráveis do mercado. Por não terem efeito memória, respondem bem ante grandes descargas. Pode descarregá-las 100% sem te preocupares com a possibilidade de perderem a capacidade. A densidade energética que proporcionam é 3 vezes superior à das baterias convencionais, haja vista que suportam mais corrente e descarga.
Por último, temos as baterias inteligentes. Aqui, encontramos um inversor e um sistema de acumulação todo em um, que evita problemas de compatibilidade. Além disso, tais dispositivos possuem um processo de carga e descarga mais optimizado, o que lhes aumenta a vida útil.
Por fim, por serem inteligentes, tais baterias recompilam dados — além de terem acesso ao tempo —, e a partir disso conseguem recarregar justamente quando a energia é mais barata.

Qual é o preço das baterias solares?

O preço depende do tipo de bateria que escolhemos. Encontram-se desde as mais simples de gel, a partir de 100 euros, até as mais caras da Powerwall, ou da Tesla, no valor de 6000 euros.
Na hora de escolher, o melhor é contar com um profissional que te aconselhe e avalie as opções que mais se adaptam aos teus horários, consumos e necessidades.
Na ElectryConsulting, contamos com uma equipa experta de assessores energéticos, que prontamente te ajudarão em caso de dúvidas com a tua planta de autoconsumo. Sabe mais aqui.

Utilidade das baterias

Com as baterias, terás o abastecimento da energia necessária a todo momento. Nunca haverá um corte ou perda de eletricidade. Obviamente, ao contar com uma bateria, podemos ser 100% independentes da rede elétrica.
Queres saber mais? No nosso blog, há sempre novidades sobre energia solar, baterias solares e maneiras de contribuir com o meio ambiente.