Benefícios do certificado energético na tua empresa

15 de nov. de 2022
Entende os benefícios do certificado energético na tua empresa, e os ganhos de uma transição energética ao longo dos anos para o teu negócio.
Benefícios do certificado energético na tua empresa
Resgatamos a definição de Certificado Energético (CE), num artigo anterior, é uma avaliação do desempenho energético de um imóvel, classificado de A+ a F. Quanto mais próxima for a classificação de A+, mais o imóvel é económico e com maior conforto térmico. Portanto, o objetivo deste artigo é abordar sobre os benefícios para a empresa obter um certificado energético.
Primeiro, em Portugal, o certificado energético é obrigatório para toda e qualquer propriedade.
Segundo, a certificação energética ajuda a entender qual é o desempenho energético do local em que está a tua empresa. Se tens um imóvel com baixa eficiência energética, sinal que precisas investir um pouco mais em sistemas energéticos mais renováveis, certamente, isso vai valorizar o teu imóvel e agregar valor à tua empresa.
Porém, não se assuste com o processo de certificação energética. Visto que, dês entrada nos documentos necessários para o processo não leva mais de 3 dias para sair a certificação energética. A seguir a lista de documentos solicitados:

  • Planta do imóvel
  • Caderneta predial urbana
  • Registo do imóvel
  • Ficha técnica do imóvel ou especificações técnicas dos materiais utilizados no imóvel
  • Sistemas de climatização
  • Produção de água quente

E o custo é em torno de 135 euros a 950 euros mais (IVA), depende da metragem do imóvel mais o valor do agrimensor, é a pessoa que mede a superfície do terreno.

Porém, quais são as vantagens para uma empresa a certificação do imóvel?

Listamos 5 vantagens iniciais para a tua empresa buscar a certificação energética:

  • Valorizar o imóvel
  • Buscar soluções energéticas renováveis para contribuir com o meio ambiente
  • Se tornar verde e agregar valor a tua marca e empresa
  • Reduzir o custo com energia elétrica
  • Aumentar a Eficiência energética para a tua empresa

Ao longo dos anos provavelmente tais benefícios se tornarão pequenos diante dos benefícios que o meio ambiente ganha ao realizar a transição energética.
Recentemente, em um dos nossos artigos anteriores sobre empresas sustentáveis, relatamos que os consumidores jovens buscam empresas mais sustentáveis e responsáveis, portanto, para seguir competitivo no mercado, certamente este será um item importante A busca por soluções energéticas renováveis e incluir tais recurso na cadeia de produção do produto ou do serviço vendido, será um fator de sucesso para o teu negócio.
Portanto, invista em soluções sustentáveis, energias renováveis. Na ElectryConsulting estamos a investir em energia limpa. Queres saber mais sobre energias renováveis? No nosso blog, sempre há novidades sobre energias verdes ou no nosso site com alguma solução energética renovável.