5 dicas para conseguir eficiência energética

21 de jun. de 2022
Conseguir eficiência energética te ajudará a reduzir os teus custos enquanto cuidas do planeta. Ainda não sabes como? Aqui deixamos 5 dicas.
5 dicas para conseguir eficiência energética
Conseguir eficiência energética é tão importante quanto evoluir no desporto que praticas, crescer profissionalmente, ou conseguir comer de modo mais saudável.
Se nos propusermos a essa causa, também será possível otimizar o consumo da energia no nosso lar. Além de sermos mais sustentáveis, daremos exemplo às futuras gerações para serem mais conscientes com o meio ambiente.
Então, por onde podemos começar? Quais são os fatores-chave para conseguir uma boa eficiência energética no teu lar?

Dica 1: Conhecer o consumo.

A primeira dica chave para ser eficiente é saber como a energia é consumida e quais são os hábitos que sustentam o teu consumo.
Antes de medir a eficiência energética de um edifício, é muito importante calcular a quantidade de energia que ele consome anualmente em condições normais para obter o valor exato da potência a ser contratada.

Dica 2: Economizar energia com pequenas mudanças

Não é necessário fazer grandes mudanças no nosso dia a dia para conseguirmos ser mais eficientes.
Com pequenas mudanças no nosso quotidiano, sobretudo no uso de eletrodomésticos e ar-condicionado, conseguimos economizar e ser mais sustentáveis. Por exemplo, no caso da máquina de lavar loiça, pode-se enchê-la ao máximo antes de ligá-la e utilizar programas rápidos com baixa temperatura.
No caso da máquina de lavar roupas, é importante utilizá-la com água fria.
Com o ar-condicionado, é melhor tê-lo programado no modo "eco" e desligá-lo antes de dormir, já que durante a noite as temperaturas costumam ser mais baixas.

Dica 3: Rodear-se de sistemas eficientes

AAlém de uma maior consciência sobre a sustentabilidade, também é necessário contar com sistemas de eletrodomésticos que ajudem na busca por eficiência energética.
Se necessitas comprar um eletrodoméstico, a melhor alternativa é optar pelos que contam com um consumo energético menor, algo que podes averiguar na etiqueta energética na hora da compra. Além disso, tens a opção de contar com sistemas de iluminação e aquecimento de baixo consumo, como luzes de LED, termostato etc.

Dica 4: Usar energia 100% renovável

Ao utilizar energia de origem 100% renovável, o consumo de energia será menor e isso repercute de forma positiva no meio ambiente.

Dica 5: Reforçar o nosso compromisso

Mudar para um modelo energético mais eficiente e sustentável é responsabilidade de todos. Quanto mais utilizadores demandam por eletricidade sustentável, mais produtores terão que proporcionar essa energia limpa. Dessa forma, podemos conseguir que a demanda energética seja suprida, em sua maioria, a partir de fontes renováveis.
Na ElectryConsulting temos clareza sobre o assunto. Apostamos pela mudança e queremos que sejas parte dela. Para isso, colocamos à tua disposição diferentes e eficientes soluções que te ajudarão a reduzir o teu consumo energético e a realizar boas economias.