Como conseguir a eficiência energética através da Inteligência Artificial?

29 de mar. de 2022
Eficiência enérgetica com IA
Como conseguir a eficiência energética através da Inteligência Artificial?
Com o avanço da Inteligência Artificial, não só vamos a conseguir uma optimização de recursos e melhorias na vida quotidiana. Certamente, a IA marcará passos em direção a um futuro mais eficiente.

O que IA pode fazer para eficiência energética?

Cada vez mais indústrias pegam o comboio da Inteligência Artificial, seja para reduzir custos ou para melhorar a eficiência energética. Espera-se que sejam responsáveis pela optimização dos transportes e da energia, melhorando assim o consumo e o seu uso.
Análise em tempo real para monitorizar cada situação é uma das utilizações atuais da IA. Por exemplo, ela é utilizada em processos de fabricação de materiais. Isto se torna possível ao detectar falhas de componentes antes que danifique os materiais, evitando assim custos e grandes problemas.

O sector energético está empenhado em desenvolver eficiência energética

A IA não só pode ajudar na fabricação de componentes, mas na sua manutenção, como também pode ser aplicada a quase todos os sectores. O sector energético não foi deixado para trás. O futuro da energia é integrar as fontes de energia renováveis, implementadas de tal forma que cada pequena central elétrica esteja ligada entre si como um circuito.
Desta forma, conseguimos a descentralização e uma melhor coordenação. A inteligência artificial seria responsável por manter cada central elétrica em funcionamento, verificar o seu estado e efectuar a manutenção necessária. Isto ajuda com a gestão mais complexa, especialmente quando se trata de vários elementos em simultâneo.

As alterações climáticas nas mãos da IA

Inteligência Artificial pode ser a mudança que nos ajuda a melhorar o nosso planeta. As alterações climáticas afetam-nos a todos e encontrar uma solução é responsabilidade de todos. Com a sua ajuda, podemos não só melhorar a eficiência energética, mas também cumprir com a proposta da redução de emissões.
Muitos países são incapazes de se comprometer com a proposta de redução de emissão, por isso ele espera que a IA ajude a acelerar o processo e a reduzir ainda mais a poluição do planeta. O Machine Learning é essencial ao longo deste caminho: com ela poderá conseguir sistemas mais eficientes.
Se quisermos combater as alterações climáticas, devemos ter todas as cartas à nossa disposição. Optimização dos recursos, redução do consumo de energia, melhoria da eficiência energética, redução e eliminação dos recursos poluentes — desde os plásticos até os veículos consumidores de petróleo — ... Tudo isto é necessário se queremos continuar a viver no planeta tal como o conhecemos.
Há muitas promessas na mesa baseadas na redução de emissões e na eficiência energética. Mas uma coisa é certa: o problema incumbe a todos. Uma pequena ação pode significar muito.