Como fazer a leitura de eletricidade do contador inteligente?

26 de jul. de 2022
O contador inteligente realiza leituras de forma automática e em tempo real, porém como fazer sua leitura? Sabe como ler as informações que saem no visor do contador inteligente.
Como fazer a leitura de eletricidade do contador inteligente?
Tens um contador inteligente em casa e não sabes como lê-lo? Vamos tentar tirar todas as tuas dúvidas sobre isso. É bem fácil!
O contador inteligente automaticamente envia o teu consumo para a comercializadora. A comercializadora poderá enviar mensagens de SMS ou email diretamente ao cliente
Porém, se ainda queres analisar os dados que saem no dispositivo, é preciso apertar o botão de controlo ao centro do equipamento. Ao acionar o botão, aparece na tela um código na parte superior e logo o teu consumo abaixo:

  • O código 1.8.1 na tela superior indica a leitura das horas de vazio. Isso quer dizer que o valor apresentado na tela indica o consumo energético realizado nas horas de vazio, momento em que o preço da energia elétrica é mais barato.
  • O código 1.8.2 na tela superior indica a leitura das horas de ponta. Isso quer dizer que o valor apresentado na tela indica o consumo energético realizado nas horas de ponta, parte do dia em que o preço da energia é mais caro.
  • O código 1.8.3 na tela superior indica a leitura das horas cheias. Isso quer dizer que o valor apresentado na tela indica o consumo energético realizado nas horas cheias, quando o preço da energia é intermediário, nem caro e nem barato.

As facilidades de um contador inteligente são inúmeras. Em Portugal, há planos de que todas as residências possuam um contador inteligente. A sua maior vantagem é a leitura automática do teu consumo de energia. Não haverá mais estimativas de consumo: poderás analisá-lo em tempo real e pagar exatamente o que for consumido.
Queres saber mais sobre contadores inteligentes? Na ElectryConsulting estamos atentos às novidades do setor elétrico. Entra no nosso blog e encontrarás vários conteúdos sobre as vantagens do contador inteligente.