Comunidade de energia renovável

7 de dez. de 2022
O que é uma comunidade de energia renovável? Quais são as suas vantagens? Entende o surgimento de projetos que podem levar energias renováveis para toda a comunidade.
Comunidade de energia renovável
No mês de junho de 2022, criou-se uma comunidade de energia renovável na área agrícola de Portugal. A iniciativa foi organizada pela Associação de Beneficiários do Roxo (ABRoxo), com sede em São João de Negrilhos, no conselho de Aljustrel, e pela Federação Nacional de Regantes de Portugal (Fenareg). Trata-se de um projeto-piloto com objetivo de gerar energia renovável para toda a comunidade.

O que é uma comunidade de energia renovável?

Pode-se dizer que há uma comunidade de energia renovável quando a comunidade organiza-se de maneira coletiva para realizar o autoconsumo e estabelecer uma comunidade de energia. O objetivo é que se possam utilizar energias renováveis para satisfazer as necessidades locais
A participação é aberta, voluntária e autónoma. Podem participar pessoas físicas ou jurídicas do local, organizadas de forma cooperativa numa sociedade participativa. A partir desse sistema, geram-se benefícios para todos, tais como a partilha do excedente de produção elétrica.

Preservar o meio ambiente é um compromisso de todos!

Vivemos num mundo em que colaborar com o meio ambiente é uma necessidade e um compromisso de todos. Por isso veem-se cada vez mais novas tecnologias, novos usos de energias renováveis, e novas formas de organização social com o objetivo de preservar o meio ambiente.
Na ElectryConsulting, investimos em energia verde. No nosso blog, há sempre novidades sobre energias verdes, consumo sustentável e maneiras de contribuir com o meio ambiente.