Cresce o número de contadores inteligentes em Portugal

9 de ago. de 2022
Em 2024, 100% das instalações terão acesso a um contador inteligente em Portugal. Vista disso, é possível economizar energia elétrica com contadores inteligentes no meu negócio?
Cresce o número de contadores inteligentes em Portugal
Em Portugal, existem mais de 4 milhões de contadores inteligentes instalados. Tens um no teu negócio? Vamos informar-te sobre as vantagens de adquirir um contador inteligente.

O que é um contador inteligente?

É um aparelho que, através de um cabo, realiza o envio de informações sobre o consumo de energia para a empresa de distribuição. Pode-se utilizá-lo para realizar leituras à distância, dispensando a necessidade de uma visita presencial

Vantagens de ter um contador inteligente na sua empresa

As redes inteligentes de distribuição de energia elétrica permitem acesso aos dados de produção e consumo. Saberás todo o teu consumo em tempo real e, portanto, terás sempre acesso ao custo real, sem estimativas da fatura de eletricidade.
As principais vantagens de um contador inteligente incluem:

  • Maior controle do consumo
  • Faturas sem estimativas
  • Leituras automáticas
  • Operações remotas
  • Redução nas pegadas de carbono

Além disso, vale lembrar que o contador eletromecânico geralmente pertence à empresa de eletricidade, que recolhe dados necessários para o fechamento da fatura de luz e impõe custos de aluguer.
Ao adquirir um contador inteligente, além de se eliminarem tais custos, ganha-se acesso a uma plataforma web para a consulta de anomalias elétricas, picos de energia, sobretensões, falhas de bateria e consumo excessivo.

Contadores inteligentes em Portugal

Em Portugal, os contadores inteligentes são instalados pelo operador da rede de distribuição, conforme os critérios geográficos definidos pela ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos). A ERSE prevê que, em 2024, 100% das instalações terão acesso a um contador inteligente. De facto, ainda não há uma lei que obrigue a instalação de um contador inteligente no teu imóvel, mas cada vez mais será necessário obter um contador inteligente para poupar energia e contribuir com o meio ambiente.

Tarifas de luz nos contadores inteligentes

Por fim, as tarifas de todos os comercializadores de Portugal são compostas pelo termo fixo e pelo termo de consumo de eletricidade. O contador contabiliza constantemente os kWh de eletricidade consumidos. Dessa forma, pagarás o consumo, o valor de potência contratado e os impostos.
Queres saber mais sobre contadores inteligente para a tua empresa? Contacta-nos e informar-te-emos sobre as vantagens de possuir um contador inteligente.