Crescimento da área energética na Europa

4 de out. de 2022
Cresce o investimento em energias renováveis em toda a Europa. Vê quais são os principais investimentos realizados até o momento no sector de energia elétrica.
Crescimento da área energética na Europa
As energias renováveis são o futuro da energia elétrica. Segundo o relatório da Wind Europa que trata da mudança climática e obtenção de energia limpa, a energia eólica será a maior responsável por essa transição.
A energia eólica é a transformação do movimento das correntes de ar em energia elétrica. Para captar o vento são construídos enormes complexos eólicos em lugares de bastante corrente de ar, capazes de extrair o máximo potencial desse recurso limpo e renovável.
Para poder aproveitar esse recurso, as turbinas eólicas devem ser colocadas em lugares que costumam ter uma quantidade suficiente de influência eólica, como grandes campos ou regiões costeiras. Existe também a energia eólica marinha, que se produz de maneira muito similar à terrestre. A única diferença é que as turbinas eólicas são instaladas em meio ao oceano para aproveitar os potentes ventos que se produzem em alto mar.
O número de parques eólicos vem crescendo a cada ano em toda a União Europeia. No último ano, em 2021, a capacidade de gerar energia eólica cresceu 7% em relação ao ano anterior. Os países que saem na frente e investem em energia eólica são Dinamarca e Holanda. Ela corresponde a até 44%, respetivamente, da sua produção nacional anual de energia.
Portugal também tem investido bastante em energias renováveis. Em 2021, 25% da energia produzida no território nacional foi de origem eólica.
Apesar de vários países da Europa já estarem a investir pesado nas suas produções eólicas, apenas 2 deles estão na lista dos 5 maiores produtores mundiais de energia eólica onshore. Eles são, conforme o relatório Global Wind Energy Council (GWEC):

  • China
  • Estados Unidos
  • Alemanha
  • Índia
  • Espanha

A energia solar também é outro tipo de energia renovável que cresce bastante. Ela é obtida a partir da radiação eletromagnética do sol. É um tipo de energia modular: assim, é possível construir desde enormes plantas fotovoltaicas no terreno até pequenos painéis para telhados.
Em Portugal, existe energia solar flutuante. São placas de energia solar, fotovoltaicas, sobre a água, chamadas também de ilhas solares. A maior ilha solar da Europa está em Portugal, com mais de 12.000 placas solares que correspondem a 4 campos de futebol.
Queres saber mais sobre energias renováveis? No nosso blog, sempre há novidades sobre energias limpas.