Baterias solares: tudo o que deves saber

13 de set. de 2022
Existem vários mitos sobre economizar energia. Falaremos das 4 dúvidas mais frequentes quando precisamos economizar energia em nosso negócio.
Baterias solares: tudo o que deves saber
Há vários questionamentos sobre como economizar energia numa empresa. Existem vários mitos que replicamos às vezes sem saber se são verdadeiros ou não simplesmente porque passamos a vida toda escutando as pessoas a repeti-los. Vê as perguntas mais frequentes sobre economizar energia numa empresa:

Pergunta 1. Sair e voltar rapidamente do cómodo deixando a luz acesa é mais económico que apagá-la?

Mito. Apagar a luz mesmo que seja por pouco tempo gera mais economia do que deixá-la acesa. Para empresas, vale a pena usar o sensor de presença no local. Ele ajuda a economizar bastante ao evitar que se esqueça a luz acesa quando não há ninguém no espaço. Lembra-te também de usar lâmpadas de LED. A luz representa até 14% do consumo de energia do local. A troca da luz incandescente para a luz LED pode gerar uma economia no consumo de energia de 80% em relação a outros tipos de lâmpada.

Pergunta 2. Vidros duplos ajudam a poupar energia?

Verdade. Os vidros duplos ajudam a manter a temperatura no local, principalmente no inverno, quando pode haver muita perda de calor. Por isso, a ausência de vidros duplos aumenta a necessidade de utilizar o aquecedor ou ar-condicionado, pois há constante troca de calor e consequente dificuldade em preservar a temperatura do ambiente.

Pergunta 3. O Ar-condicionado é um dos grandes consumidores da energia?

Sim. Em toda empresa temos aparelhos que consomem mais e menos energia. Os aparelhos de ar-condicionado são um dos maiores problemas de ineficiência energética. Infelizmente, quando o calor chega, o ar condicionado fica ligado durante muito tempo. O custo de manter um ar condicionado ligado é bem caro, podendo custar 60% da fatura de energia. Abaixo, encontra algumas dicas para otimizar o uso desse aparelho:

  • Fazer a limpeza no equipamento, o que ajuda a deixá-lo no melhor desempenho.
  • Verificar se há saídas de ar das portas e janelas. Por isso, a janela de vidro duplo ajuda a manter a temperatura no local.
  • Usar cortina e persianas, que também ajudam a manter a temperatura do ambiente em dias quentes.

Pergunta 4. Usar o computador portátil economiza mais energia que o desktop?

Sim. Os notebooks consomem muito menos. Além disso, possuem bateria e não precisam estar todo o tempo plugados na energia para funcionar. É importante não deixar o notebook plugado na energia permanentemente, porque o stand-by também consome energia.
Queres saber mais como podes economizar para além dessas perguntas frequentes? No nosso blog, sempre há boas dicas para economizar energia.