Gestão de Energia: como implementar no meu negócio

20 de dez. de 2022
Decidir por uma Gestão de Energia é um primeiro passo para conseguir reduzir custos com energia e ter mais rentabilidade. Este artigo fornece informações sobre alguns detalhes importantes para conseguir realizar uma Gestão de Energia eficiente no teu negócio.
Gestão de Energia: como implementar no meu negócio
Precisamos ter certeza de que não desperdiçamos energia e dinheiro em coisas que não precisamos. A gestão de energia consiste em uma forma eficiente de reduzir e controlar os custos de energia de uma empresa. É saber administrar a energia de forma que não impacte na sua produção e nas operações e gerar aumento de rentabilidade, competitividade e sustentabilidade para o negócio.

Quais as vantagens de uma gestão de energia?

Geralmente, o custo com energia é um dos que mais comprometem o orçamento das organizações. Diminuir esse valor pode, portanto, gerar um aumento na margem de lucro da empresa. Além disso, reduz desperdícios, otimiza processos, aumenta a eficiência produtiva e gera maior competitividade. A gestão de energia é um processo de descobertas que pode resultar na ampliação da capacidade de produção do negócio.

Qual o primeiro passo para se realizar uma gestão de energia?

Passo 1: buscar uma consultoria especializada que ajude a empresa a atingir os resultados esperados. O conhecimento técnico e a experiência necessária para realizar as melhores práticas, identificar melhorias e pontos de ineficiência e recolher todas as informações necessárias para a melhor tomada de decisões fará toda a diferença.
Passo 2: procurar um distribuidor e ou comercializador de energia. A ElectryConsulting é uma empresa com mais de 10 anos de mercado e com a maior rede de consultores da Europa. Além disso, ela conta com especialistas de energia preparados para ajudar o teu negócio a realizar uma gestão de energia eficiente.

Como realizar a gestão de energia?

O monitoramento do consumo de energia é uma etapa importante para gerir a energia. Dessa forma, um sistema de gestão de energia identifica com precisão quais os equipamentos com maior consumo energético. O sistema permitirá definir o que irá reduzir o custo de energia e onde investir.

O que será analisado na gestão energética?

É claro que cada empresa tem a sua própria realidade. Porém, a seguir, falaremos das ações que podem ser realizadas para conseguir a eficiência energética na tua empresa.

  • Pensar em formas de energia renovável para a tua empresa
  • Buscar as melhores tarifas de energia
  • Gerir o consumo de energia e hora do consumo sem impactar a produção
  • Adquirir novos equipamentos e novas rotinas de manutenção de equipamentos
  • Ajustar a potência contratada
  • Buscar melhorias no consumo de energia

Decidir por uma Gestão de Energia é uma decisão importante para que a empresa possa contribuir com um consumo consciente de energia. Para isso, seguir com o projeto de realizar a gestão será um grande diferencial para conseguir mais economia, mais eficiência, mais competitividade e mais sustentabilidade.
Gostou? A ElectryConsulting é uma empresa preparada para entender os teus desafios quanto à gestão de energia. Contacta-nos!