Horas de vazio, cheias e ponta: é uma boa opção para autónomos?

12 de jul. de 2022
Entende como funciona esta modalidade de tarifas e se de facto é uma boa alternativa para o teu negócio. Além disso, vê algumas possibilidades para poupar energia no teu local de trabalho.
Horas de vazio, cheias e ponta: é uma boa opção para autónomos?

Poupar energia é um assunto em pauta no teu negócio? Estás a buscar soluções energéticas para reduzir a tua conta de luz?

Vivemos um momento de incertezas. Com a guerra entre a Ucrânia e a Rússia, toda a Europa sofre os reflexos da alta dos preços promovida por conta das sanções comerciais. A crise atinge até mesmo Portugal, um país mais energeticamente independente do que outros na Europa. No entanto, a pergunta que ronda estes tempos difíceis é: como é possível poupar energia? Para começar, vamos avaliar os tipos de tarifas existentes no mercado e saber se elas são uma boa solução para a tua realidade de autónomo.
O sistema de horas de vazio, cheias e ponta estabelece custos diferentes de energia elétrica para cada período do dia. Nas horas de vazio, o consumo é mais barato; nas horas cheias, o custo é intermediário; por fim, as horas de ponta são os períodos mais caros. Se optamos por um plano tri-horário, com 3 diferentes preços de tarifas durante o dia, precisamos saber como e quando consumimos a energia. Nos momentos mais baratos do dia, teremos uma tarifa bem vantajosa. Porém, se consumirmos energia nos períodos caros, pagaremos por um preço bem elevado. É preciso estar atento.
Esta modalidade é recomendada em negócios que têm mais de 20% dos consumos energéticos na faixa de horário entre as 22h e as 8h e baixo consumo de energia na faixa de horário, 9h-10h30 e 18h-20h30, os horários mais caros. Caso essa não seja a tua realidade, as tarifas simples e fixas durante todo o dia podem ser a melhor solução.
Além de buscar as melhores tarifas do mercado para reduzir a tua conta de luz, podes conseguir economizar energia com pequenas mudanças de hábitos e truques. Vê, aqui, algumas dicas:

Deixa o sol entrar pela tua janela

Tenta usar o máximo de luz solar. A luz natural contribui para otimizar recursos, permitindo, durante todo o dia, o acesso a uma boa iluminação.
Escolhe cores claras para o local, móveis, cortinas, paredes, porque refletem melhor a luz, proporcionando ambientes mais luminosos durante mais tempo. Trabalha perto da janela, deixando a luz entrar.

Cuida da temperatura do teu local de trabalho

Com o verão à porta, o uso do ar condicionado e das ventoinhas aumenta. Uma alternativa é abrir as janelas para entrar o ar fresco. Porém, em dias muito quentes, essa prática pode revelar-se ineficaz, pois haverá troca de calor. Tenta dotar o local de trabalho de isolamentos térmicos. Além disso, se fores instalar ar-condicionado, busca por aparelhos inteligentes que possuem a programação ECO: eles consomem menos energia.

Desliga os aparelhos

Alguns produtos em stand-by podem gastar mais energia do que ligados. A dica é desligá-los quando não os fores usar.

Escolhe o notebook

Usa o notebook ao invés do desktop. Os notebooks consomem muito menos.

Opta por lâmpadas de LED.

As lâmpadas LED são supereconómicas. Elas podem até ser caras na hora da compra, mas representarão uma economia no consumo de energia de até 80%, em comparação com outros tipos de lâmpadas.

Busca novos eletrodomésticos

Renovar os eletrodomésticos pode reduzir até 67% a conta de energia.
Importante: na hora de comprar, verifica o consumo energético e lembra-te que, quanto mais próxima da letra “A” estiver a classificação de desempenho, mais económico é o aparelho.

Queres saber mais como podes economizar?

Contacta-nos e informar-te-emos sobre as tarifas que mais bem se adaptam à tua realidade.