Leitura de eletricidade: quanto custa um contador inteligente?

2 de nov. de 2022
O contador inteligente realiza leituras de forma automática e em tempo real. Porém, quanto custa para o consumidor final um contador inteligente?
Leitura de eletricidade: quanto custa um contador inteligente?
O contador inteligente chegou para ficar. A tecnologia vem para facilitar a leitura do teu consumo de eletricidade, já que, de maneira rápida e fácil, o equipamento desenvolve a leitura automática do consumo energético do local.
Em Portugal, o plano é instalar um contador inteligente sem custo adicional para o consumidor em todas as residências. O preço da eletricidade continuará o mesmo, e o dispositivo será fornecido de forma gratuita a todos.

Porém, qual é a vantagem do contador inteligente para a minha conta de luz?

Certamente, a sua maior vantagem é a leitura automática do teu consumo de energia. Não haverá mais estimativas de consumo: poderás analisá-lo em tempo real e pagar exatamente o que for consumido.
Ao conhecer o consumo no detalhe, é possível ajustar a potência se necessário. Além disso, saberás as horas mais baratas para o consumo, pois será possível ajustar a potência contratada. Poderás, ainda, consultar uma plataforma na web para verificar anomalias elétricas, picos de energia, sobretensões, falhas de bateria, consumo excessivo, entre muitos outros.

Há várias diferenças entre um contador eletromecânico, não é?

Exatamente. Grosso modo, o contador eletromecânico pertence à empresa de eletricidade que recolhe dados necessários para enviar a sua fatura. Ela também pode mudar a potência ou tarifas à distância.

E se eu não quiser o contador, posso recusar?

Segundo a ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos), isso não será possível. O operador terá o dever de avisar ao consumidor que a mudança será realizada.
O contador inteligente é uma forma de facilitar o acesso às informações relacionadas ao consumo de energia elétrica, tanto para o fornecedor de energia quanto para o consumidor.
Queres saber mais sobre contadores inteligentes? Na ElectryConsulting estamos atentos às novidades do setor elétrico. Entra no nosso blog e encontrarás vários conteúdos sobre as vantagens do contador inteligente.