O que é o autoconsumo de energia elétrica?

5 de jul. de 2022
Como é a normativa do autoconsumo de energia elétrica em Portugal? Sabe como procede o autoconsumo e começa a produzir a tua própria energia renovável.
O que é o autoconsumo de energia elétrica?
O autoconsumo de energia elétrica é a produção de eletricidade para o próprio consumo. As instalações que promovem o autoconsumo, podem estar isoladas, com ou sem conexão à rede elétrica. No consumo doméstico, realiza instalações de energia solar fotovoltaica de pequena potência e essa é uma realidade cada vez mais frequente.
Somando-te ao autoconsumo serás o dono da tua própria instalação fotovoltaica. Poderás controlar a tua produção, consumo e poupança. Caso sigas conectado à rede, poderás tanto comprar caso necessites de mais energia, quanto vender os teus excedentes, quando houver produção de energia além do consumo.

Normativa sobre o autoconsumo

Em Portugal existe uma normativa sobre o autoconsumo que regula as vendas excedentes nas instalações de energias renováveis. A normativa torna possível a produção individual da própria eletricidade sem gerar novos custos ao sector elétrico. Desta maneira, o novo marco legislativo supõe um incentivo à eficiência energética.
Os portugueses poderão produzir eletricidade não somente para introduzir na rede, mas para o teu próprio consumo, colocando-se a ênfase no autoconsumo e não na venda de excedentes, que é uma opção adicional e não uma obrigação.
Além do mais, essa normativa simplifica os processos burocráticos para obter as permissões para o autoconsumo residencial e eleva consideravelmente, até os 30kW, o limite de tamanho para essas instalações.

Autoconsumo individual e coletivo

A nova resolução permite também que os sistemas fotovoltaicos proporcionem energia não apenas a uma unidade de consumo, mas beneficie aos proprietários de vivendas e empresas dispostas a associar-se em projetos coletivos e compartilhar a mesma unidade de geração de energia. Desse modo, a normativa do governo Português estimula o autoconsumo individual e coletivo.
Queres saber mais? Procura os nossos assessores energéticos, certamente te ajudarão a entender mais sobre autoconsumo e como poderás tornar autossuficientes em consumo energético doméstico.