Objetivos energéticos e os marcos económicos

29 de nov. de 2022
Entende sobre os objetivos energéticos e os atuais marcos económicos. O que precisa ser feito para diminuir os impactos das mudanças climáticas e tornar a Terra um planeta mais sustentável?
Objetivos energéticos e os marcos económicos
Vivemos num mundo em que colaborar com o meio ambiente é um assunto extremamente importante e de responsabilidade de todos. Por isso, existem cada vez mais soluções cujo propósito é promover uma produção energética mais limpa e colaborar com a transição energética.

O que é transição energética?

O conceito de transição energética diz respeito a uma série de mudanças estruturais nas matrizes energéticas. Isso é um reflexo da mudança climática que se acentua a cada ano. A necessidade de buscar soluções energéticas renováveis que ataquem menos as camadas de ozónio, assim como atividades que possam reduzir a emissão de gases de efeito estufa, é a nova realidade. Constantemente, devem-se buscar maneiras de substituir as energias fósseis, que prejudicam o meio ambiente e a vida na Terra, por uma energia mais limpa.
Confere os tipos de energias renováveis:

  • Energia eólica é a força do vento transformada em energia elétrica
  • Energia solar é a energia proveniente dos raios solares transformada em energia elétrica
  • Energia hidráulica é a força da água corrente transformada em energia elétrica
  • Energia Geotérmica é a transformação da energia térmica das águas superquentes do interior da terra em corrente elétrica
  • Energia do hidrogénio é a energia gerada por meio da combinação de hidrogénio e oxigénio
  • Biomassa é a energia derivada de organismos vivos

Atualmente, em Portugal, a produção de energia renovável é superior à produção de energia fóssil. As principais energias limpas produzidas em território nacional são eólica, solar, hídrica, biomassa e geotérmica. Portugal tem gerado mais energia verde do que a energia poluente, tornando-se cada vez mais sustentável — um dos principais objetivos energéticos do momento.
Todos estes esforços constituem uma tentativa de viabilizar uma transição energética mais justa e saudável para o meio ambiente e de promover uma economia cada vez menos carbonizada.

Como colaborar com a economia circular?

A economia circular é uma forma de produção e consumo que envolve compartilhar, alugar, reutilizar, recuperar, renovar e reciclar os materiais e produtos reais. Isso valoriza os bens de consumo, garantindo-lhes maior ciclo de vida.
A economia circular pauta-se na regra dos três R:

  • Reduzir
  • Reutilizar
  • Reciclar

Baseada num consumo mais consciente e sustentável, a economia circular ajudará a proteger o meio ambiente e a reduzir os impactos das mudanças climáticas. Por isso, na hora de comprar, é preciso pensar em produtos sustentáveis, recondicionados ou usados. Além disso, devem-se buscar empresas responsáveis, que ofereçam opções de reciclagem do seu produto antigo para um novo.
A economia circular é uma inovação necessária à nossa cultura de consumo. Ela permite desacelerar a economia linear, por sua vez baseada na produção de produtos descartáveis, baratos e de baixíssima qualidade.
Pequenas mudanças no teu consumo podem colaborar bastante com o meio ambiente.
Na ElectryConsulting, investimos constantemente em energia verde.
No nosso blog, sempre há novidades sobre transição energética e mais detalhes sobre economia circular.