Os desafios atuais na fixação do preço kWh

18 de out. de 2022
Entende um pouco mais sobre o momento atual e o que isso reflete na variação do preço do kWh da eletricidade e do gás natural em Portugal.
Os desafios atuais na fixação do preço kWh
Nos últimos anos, Portugal tem se posicionado como um país que possui uma das energias mais caras. Segundo a Pordata, é o 8º país no ranking de preço de kWh mais caro da Europa. Porém, Portugal diminui a sua dependência energética a cada ano.

Vantagens do mercado livre

Desde 2006, Portugal passou a ter o mercado livre de energia elétrica. Antes, o mercado era regulado pela ERSE e havia pouca concorrência na comercialização de energia. Hoje, o mercado livre possibilita a abertura do mercado de energia para novos comercializadores com objetivo de reduzir os custos e melhorar o serviço para a população.
Atualmente o território nacional conta com diversos fornecedores, o que faz o mercado livre gerar uma maior competitividade e mais oportunidades para a busca do bom preço em kWh.
Recentemente, o preço do kWh voltou a subir em toda a Europa. A Guerra entre a Ucrânia e a Rússia provocou uma crise energética que afetou o continente europeu de maneira notável. A independência que alguns países têm em exportar matérias-primas da Rússia, como o gás e o petróleo, prejudica o setor de energia. Apesar de Portugal usar pouco os combustíveis da Rússia, aqueles que ainda dependiam do gás sentiram a subida do preço.

Crise Energética

Quando as coisas começam a encarecer por conta de matérias-primas, não é apenas o setor energético que sofreu, e sim toda a cadeia que depende de tais matérias-primas no seu ciclo de produção. Tudo fica mais caro, e isso reflete no bolso do consumidor.
Porém, não falemos somente dos problemas. Momentos difíceis fazem-nos buscar novas soluções. As energias renováveis são as novas soluções para sair da dependência energética e criar novos mecanismos de energia, que contribuem, principalmente, com a construção de um estilo de vida saudável e sustentável.

A energia renovável veio para ficar

Portugal recentemente lançou o maior complexo da Europa de placas solares flutuantes, com mais de 12.000 placas no tamanho total de 4 campos de futebol. O complexo consegue abastecer 1500 famílias. Como essa, há outras invenções no setor de energia renovável que também ajudarão a aperfeiçoar a energia solar.
Recentemente, pesquisadores da UNSW (Universidade de Nova Gales do Sul), na Austrália, descobriram ser possível gerar eletricidade pela luz solar à noite por meio do calor infravermelho radiante da Terra.
De facto, a energia renovável veio para ficar. Por isso, a ElectryConsulting incentiva e investe em energia renovável devido ao papel fundamental que ela desempenha na evolução da humanidade e na busca de uma maneira mais sustentável para o mundo.
Queres saber um pouco mais sobre o que fazemos? Contacta-nos! Estaremos felizes em falar sobre energias renováveis para o teu negócio.