Os desafios da eficiência energética para as empresas

27 de set. de 2022
Muito se fala sobre eficiência energética, mas poucos discutem os desafios de implementar a eficiência energética em um local comunitário e coletivo, como é o caso de empresas. Abordaremos pontos cruciais para uma implementação de sucesso.
Os desafios da eficiência energética para as empresas
A eficiência energética não é nada simples. Podemos defini-la como a busca incessante em gerar a mesma quantidade de energia com menos recursos naturais. Em outras palavras, é uma forma de melhorar o uso das fontes de energia.
A lâmpada incandescente é um bom exemplo para mostrar o quanto podemos desperdiçar energia. Sabias que uma lâmpada incandescente possui uma eficiência energética de apenas 8%? O que isso quer dizer? Que apenas 8% da sua energia é transformada em luz, e os 92% de energia restante são perdidos em forma de calor.
Por isso, quando investimos em eficiência energética, otimizamos energia, reduzimos perdas e despesas operacionais desnecessárias, minimizamos o impacto ambiental e valorizamos o nosso negócio. Essas são apenas algumas das diversas vantagens para iniciar o estudo de eficiência energética na tua empresa. Porém, como começar?
Começar pelos dados de consumo
O estudo de eficiência energética pode ser um pouco complicado. É necessário obter todos os dados de consumo de energia do local para monitorá-los. Um contador inteligente pode ajudar a ter o controlo do consumo de energia em tempo real.
Analisar os dados
Dependendo do tamanho do teu negócio, analisar os dados gerados em relatórios de consumo pode não ser fácil. Por isso, a ElectryConsulting possui uma equipa especializada em tratar o tema com a maior seriedade e eficiência de resultados.
O projeto de eficiência energética
Realizar o projeto de eficiência energética pode custar-te caro, pois existem alguns investimentos iniciais. A ElectryConsulting buscará as melhores soluções para o teu bolso.
Portanto, listamos aqui 3 grandes desafios de implementar a eficiência energética: conseguir monitorizar os dados de consumo, saber analisar uma quantidade grande de dados e o arcar com os custosa serem gerados para obter eficiência energética.
Porém, uma vez implementado o projeto de eficiência energética, a tua empresa será valorizada por pensar em maneiras de economizar energia e contribuir com o meio ambiente.
Queres saber mais? Na ElectryConsulting contamos com uma equipa de profissionais preparados para te ajudar. Vê também no nosso site soluções que se adequam ao teu consumo e ao teu orçamento.