Quais os cuidados necessários com as placas solares?

30 de ago. de 2022
Placas solares: quais são os cuidados que devemos ter para prolongar a sua vida útil? Falaremos de como cuidar das placas solares do teu imóvel.
Quais os cuidados necessários com as placas solares?
As placas fotovoltaicas duram, em média, 25 anos. Sabe-se que algumas podem durar até 40 anos. Claro que esse prazo depende do cuidado que tens com as placas solares, da frequência com que realizas as devidas manutenções. Falaremos, a seguir, sobre quais cuidados são necessários para a manutenção correta das placas solares.
Para começar, é preciso fazer uma limpeza duas vezes por ano. A limpeza é importante para retirar resíduos extras que acabam se alojando na placa, como galhos, folhas, pó etc. Ficar atento quando houver obras por perto também é necessário, pois pode haver um excesso de sujeira que prejudique o funcionamento das placas.
Além disso, é importante prestar atenção no desempenho das placas após chuvas fortes, como a chuva de granizo, bem como após outros impactos externos que podem danificar o equipamento. Nesse caso, vale a pena pedir a um profissional especializado para realizar a manutenção.
A limpeza pode ser feita pelos próprios donos do imóvel ou por uma empresa especializada em manutenção de placas solares, o que mais indicado. Caso o dono opte por limpar as placas, é essencial tomar algumas medidas de segurança.
Desligar o sistema fotovoltaico antes de realizar a manutenção é essencial. Provavelmente, a empresa que instalou o sistema deixou explicações de como desligá-lo. Se houver qualquer dúvida sobre o procedimento, não hesites em chamar a equipa técnica para ajudar-te.
Dias frios ou nublados são os melhores dias para realizar a manutenção, ou quando houver pouca incidência de raios solares para evitar qualquer tipo de queimadura.
Verificar qual material usar para limpar as placas para não danificá-las. Por exemplo, o uso de material metálico é ruim para esse tipo de limpeza. Antes de iniciar o processo, conversa com os profissionais especializados para entender o material ideal.
A falta de manutenção pode gerar uma perda de até 25%, conforme o Laboratório Nacional de Energias Renováveis dos Estados Unidos (NREL). Por isso, não te esqueças de realizar semestralmente a manutenção das placas solares.
Gostou do conteúdo? Lê mais em nosso blog várias novidades e curiosidade sobre energia!