Qual potência elétrica contratar?

12 de abr. de 2022
Como saber a potência elétrica perfeita para a minha casa?
Qual potência elétrica contratar?
Atualmente é possível contratar duas potências elétricas para cada um dos dois períodos do dia. Desta forma, podemos economizar ainda mais com a nossa fatura. Mas há um fator importante que é a escolha da potência elétrica recomendada, algo que nem todo o mundo conhece.
Não se trata apenas de economizar, senão também de não sofrer cortes. Por isso, a potência elétrica recomendada é algo que todo o mundo deveria calcular tanto para reduzir o valor da fatura quanto para evitar que o disjuntor desarme às vezes.

Como escolher a potência elétrica recomendada?

Todos buscamos a melhor tarifa para o nosso lar, mas esquecemos de um ponto importante: a potência elétrica recomendada, conforme os nossos hábitos. Na hora de escolher, devemos ter em conta tanto a potência quanto a tarifa que se ajusta mais às nossas necessidades.
Para isso, é preciso saber não só o consumo de todos os eletrodomésticos da casa, mas também, quantos deles estarão conectados em simultâneo. É importante para o cálculo final da potência.
Há que ter em conta o número de pessoas que residem, já que um solteiro não consome o mesmo que uma família de 4 pessoas, como também o tamanho da casa.

Calcular a potência elétrica recomendada?

Existem três formas de conhecer a potência perfeita para a nossa casa. A forma mais simples e económica é utilizar uma calculadora elétrica, onde introduzimos os dados da casa e dos eletrodomésticos.
O método alternativo é contratar a um eletricista para fazer análises e saber a potência exata. Por último, existe a opção mais entediante e demorada: medir o consumo de forma manual.
Deve ter em conta o número de aparelhos que estarão conectados simultaneamente — forno, placa vitrocerâmica, máquina de lavar —  para poder estimar a potência elétrica recomendada e não sofrer cortes da luz.

Qual potência deveria contratar para a minha casa?

Os disjuntores desarmam quando se utiliza o forno enquanto cozinhas e o ar-condicionado também está ligado? Isto se deve à potência contratada que não é suficiente para o seu dia a dia, e não teve em conta esses pequenos momentos em que se conectam vários aparelhos de uma vez e consomem mais energia.
Também pode ocorrer o caso contrário: tem muita potência contratada, e se supõe um gasto extra e desnecessário na sua factura. Por isso é importante realizar bem os cálculos, que seja com uma calculadora ou com um de nossos especialistas. Recordo-lhe que atualização da potência — tanto de subir como de baixar — só se pode realizar uma vez ao ano.