O que é e como funciona uma SmartGrid?

7 de jun. de 2022
A smartGrid ou rede elétrica inteligente pode definir-se como uma rede elétrica que através da tecnologia permite a comunicação entre a instalação e o utilizador.
O que é e como funciona uma SmartGrid?
Com o avanço da tecnologia, pouco a pouco, as SmartCities converterão numa realidade próxima. Dentro deste avanço, podemos encontrar também as SmartGrids. As redes elétricas inteligentes prometem mudar o modelo de negócio ao integrar a tecnologia e o mundo digital.

O que são as redes elétricas inteligentes ou SmartGrid?

As SmartGrids tratam de converter as velhas redes em modelos modernos que incorporam a tecnologia digital e assim integrar ambos os mundos. Com as redes elétricas inteligentes, o que conseguimos é uma melhor resposta às demandas de eletricidade.
A energia gerada não pode ser armazenada, ela perde-se quando não é utilizada. O que se pretende conseguir com as redes elétricas inteligentes é encontrar a máxima eficiência energética, ao evitar perdas desnecessárias de energia.

Como funcionam as redes elétricas inteligentes ou SmartGrid

Na era digital, ao converter as antigas redes em redes elétricas inteligentes, conseguimos vigiar o consumo em tempo real a partir de qualquer hora e lugar, e não só quando chega a fatura da luz. Monitorizar e medir o consumo de energia será possível graças a estas redes elétricas inteligentes.
O sistema será o encarregado de responder a todas as demandas, tendo em conta a produção de energia e a demanda dela. Desta forma, também conseguiremos satisfazer a demanda de energia em todo o momento sem que as flutuações suponham um problema.
Ainda que não seja igual, já vemos como os contadores inteligentes de telemedia nos permitem conhecer dados da nossa instalação através de aplicativos no telemóvel. Por exemplo, programar o nosso consumo e economizar na fatura da luz.

Vantagens das redes elétricas inteligentes ou SmartGrid

Com a tecnologia presente nas nossas mãos, conseguimos uma transmissão mais eficiente da energia. Isso oferece uma maior segurança na rede elétrica ao integrar uma escala maior de fontes de energia renováveis. Não somente evita perdas de energia na distribuição, mas a melhora da segurança. Com tudo isso, conseguimos uma redução tanto em custos diários quanto nos momentos de alta demanda, o qual se traduz numa baixa para o consumidor final. Ao estar todo conectado, restabelecer um serviço é muito mais rápido e simples que antes.

O futuro das SmartGrid

As SmartGrid ainda têm muito caminho pela frente. Elas traçam o caminho para que o nosso futuro seja muito mais eficiente e seguro, sem esquecer-nos da economia final. Tudo isso com a esperança de conseguir um mundo mais sustentável.
Ao melhorar as redes elétricas em 5% conseguiríamos economizar as mesmas emissões que emitem 53 milhões de carros. Por isso, para apostar por um futuro mais sustentável e comprometido com o meio ambiente, devemos investir nas SmartGrid.
Em ElectryConsulting contamos com os melhores expertos do setor para que possam assessorar-te de maneira individual e personalizada. Contacta-nos!