Torna-te sustentável com a energia solar!

13 de dez. de 2022
Damos-te vários motivos para investir em energia solar. Sabe também como o mercado caminha com os investimentos em energias renováveis.
Torna-te sustentável com a energia solar!

A energia solar é uma fonte de energia renovável que converte a luz solar em corrente elétrica. É uma energia limpa comum em casas e edifícios comerciais. Ela produz energia sem nenhum poluente ou emissão de gases de efeito estufa, o que contribui bastante para a preservação do meio ambiente.
Hoje em dia, existem facilidades para tornar-te verde. Empresas como a ElectryConsulting ajudam a diminuir o custo de investimento e realizam o renting das placas fotovoltaicas, que desenvolvem a força eletromotriz pela ação da luz solar. Isso quer dizer que não há necessidade de comprá-las apenas alugá-las.
A modalidade renting ajuda a promover a instalação de energia solar em novos imóveis. Por um outro lado, investir na compra das placas também é uma excelente opção. A estimativa do retorno de investimento (ROI) é, em média, de 4 a 6 anos e o ciclo de vida útil do painel é de 25 anos.
Além disso, os benefícios ambientais gerados pela energia verde, num âmbito mais amplo, ocasionam numa independência energética. Assunto de extrema importância, que recentemente virou tema de um projeto da Comissão Europeia, o plano REPowerEU.

O que é o Plano REPowerEU?

O plano REPowerEU é um projeto apresentado em maio de 2022 pela Comissão Europeia. O plano tem o objetivo de colocar fim à dependência de combustíveis fósseis russos e promover a segurança de abastecimento até 2030. O REPowerEU tem o propósito de aumentar as energias renováveis de 40 a 45%. Para isso, as principais medidas do plano são:

  • Duplicar a capacidade solar fotovoltaica até 2025
  • Produzir internamente o hidrogénio renovável
  • Reduzir o consumo de combustíveis fósseis (carbono e petróleo) na Indústria e no Transporte
    Para a Indústria e o Transporte, há uma expectativa de aumentar a adoção do hidrogénio verde. Ele é um combustível renovável com o processo químico chamado eletrólise, que utiliza a corrente elétrica para separar o hidrogénio do oxigénio na água.
    Portanto, a nova estratégia da UE prevê grandes investimentos em energias renováveis. Portugal, em maio, atingiu o nível recorde de produção solar. De facto, há vários motivos para colocar no topo de prioridades a instalação de painéis solares. Aliás, a energia solar também pode ajudar-te a poupar de 20% a 40% na tua conta de luz ao poder produzir e consumir a tua própria energia.
    Queres saber mais sobre as placas solares? A ElectryConsulting tem excelentes especialistas sobre o assunto. Contacta-nos! Será um prazer ajudar-te.