Benefícios da energia eólica para o teu negócio

23 de ago. de 2022
Energia eólica doméstica também é uma opção de energia renovável para a tua empresa? Entende como é possível instalar energia eólica no teu negócio.
Benefícios da energia eólica para o teu negócio
A energia eólica é a transformação do movimento das correntes de ar em energia elétrica. Para fazer uso energético do vento, são construídos enormes complexos eólicos, em lugares de bastante corrente de ar, capazes de extrair o máximo de potencial desse recurso limpo e renovável.
Quais são os benefícios desse tipo de energia para o teu negócio? Como podes investir em energia eólica? Responderemos a essas e outras questões abaixo.
Portugal, em 2021, foi adicionado na lista dos 5 maiores produtores mundiais de energia eólica e solar. Ele é acompanhado de outros 4 países: Dinamarca, Irlanda, Uruguai, e Reino Unido.
Nesse cenário, empresas sustentáveis são uma tendência que se torna mais necessária a cada dia. Sofremos anualmente com a mudança climática, e isso é apenas um reflexo do mau uso dos recursos naturais. Portanto, empresas sustentáveis buscam equilibrar o seu desenvolvimento com o mínimo de impacto ambiental.
O uso da energia eólica doméstica, como também de outras fontes limpas de energia como a solar, é uma das formas de investir numa empresa sustentável.

Quais são os passos para me tornar sustentável?

Passo 1. Escolher uma comercializadora de energia verde

Sabes de onde vem a energia que contratas? A tua comercializadora se preocupa com a energia renovável? Ela busca comercializar energia verde?
A ElectryConsulting é uma comercializadora energética preocupada com a sustentabilidade, por isso investe em energia limpa.

Passo 2. Investir num pequeno sistema eólico para o teu negócio

O sistema eólico doméstico está cada vez mais eficiente e ainda ajuda a diminuir a conta de eletricidade. Com apenas uma leve brisa, o equipamento eólico já consegue gerar energia. Ele pode ser complementado com painéis solares. Porém, antes de investir, avalia se o local é favorável para a instalação de uma energia eólica doméstica, pois podem existir alguns obstáculos para a chegada do vento.

Passo 3. Complementar o sistema eólico com outras fontes renováveis

O sistema eólico não é a única fonte de energia limpa. Há também as placas solares, por exemplo. Se podes investir em várias fontes de energia, vale a pena instalar essas duas opções. No verão, as placas solares geram energia, e, no inverno, o vento produz a corrente elétrica.

Passo 4. Ser consciente ao consumir energia

Ser consciente é a melhor forma de contribuir com o meio ambiente. Compartilhamos a seguir pequenas atitudes que podem fazer diferença para o nosso ecossistema:

  • Evitar sacos plásticos e de papel. Usar sacos reutilizáveis.
  • Otimizar o uso de eletrodomésticos. Comprar eletrodomésticos com etiquetas A.
  • Investir em isolamento térmico no local. Cuidar da temperatura ambiente ajuda a diminuir o uso de aquecedores e ares-condicionados, os grandes glutões do consumo de energia.
  • Fazer coleta seletiva do lixo local.
  • Buscar ser eficiente na hora do banho.

Queres entender como o teu negócio pode ser sustentável? Contacta-nos e certamente ajudaremos a tornar o teu negócio mais sustentável energeticamente.