Quantos tipos de energias renováveis existem?

10 de mai. de 2022
A capacidade das energias renováveis está em continua expansão no planeta. Tu sabes quais são elas e quais as suas características? Faremos uma revisão sobre o tema.
Quantos tipos de energias renováveis existem?
As energias renováveis são provenientes de matérias-primas abundantes no nosso planeta como a água, o vento ou a luz solar. Não geram CO² nem resíduos tóxicos como ocorre no caso do petróleo, energia nuclear ou o gás natural. Por isso, existem várias formas de gerar energia renovável e limpa.
Vamos descobrir os tipos e as características de cada uma.

Energia eólica

A energia eólica é a energia que se obtém através do vento. É um tipo de energia cinética produzida pelo efeito das correntes do ar e se converte em eletricidade por meio de um gerador elétrico.
Para poder aproveitar este recurso, as turbinas eólicas devem ser colocados em lugares que costumam ter uma quantidade suficiente de influência eólica, como grandes campos ou regiões costeiras.
Existe também a energia eólica marinha, que se produz de maneira muito similar à terrestre, a única diferença é que as turbinas eólicas são instaladas em meio ao oceano para aproveitar os potentes ventos que se produzem em alto mar.
A energia eólica é uma energia limpa, que não contamina o meio ambiente e ajuda a substituir a energia produzida através dos combustíveis fósseis.
O maior produtor de energia eólica do mundo é os Estados Unidos, seguidos pela Alemanha, China e Espanha.

Energia solar

A energia solar é obtida a partir da radiação eletromagnética do sol. Há várias formas de aproveitá-la e transformá-la em energia.
A energia fotovoltaica obtém energia diretamente da radiação através de reações químicas que se produzem em placas solares.
Por outro lado, a energia solar térmica aproveita o sol para produzir calor que se pode utilizar para cozinhar, aquecimento ou água quente sanitária.
É um tipo de energia modular, assim que é possível construir desde enormes plantas fotovoltaicas no terreno até pequenos painéis para telhados. Permite também a instalação de baterias para armazenar a eletricidade restante e promover um uso posterior.
O autoconsumo é a alternativa mais estendida de utilização da energia solar como fonte geradora de eletricidade. Em ElectryConsulting financiamos a instalação de placas fotovoltaicas para que não tenhas que preocupar-te por nada.

Energia hidráulica

As centrais hidráulicas aproveitam a caída da água de uma certa altura para gerar a energia. Durante a sua caída, a água passa por uma turbina hidráulica, a qual transmite energia a um alternador que a converte em energia elétrica.
Além do cuidado ao meio ambiente, é uma energia não contaminante, segura e flexível. Já que se pode produzir eletricidade segundo se deseje e poder regular a água das represas, produzindo mais ou menos em função das necessidades.

Outros tipos de energias renováveis

Há outras formas de gerar energia limpa que não são tão comuns:

  • A energia de biomassa é aquela eletricidade gerada a partir de recursos biológicos, quer dizer, energia gerada por toda a matéria orgânica.
  • A energia geotérmica que obtém energia do calor natural do interior da terra, ou seja, da rocha quente ou de reservatórios de condução.
  • A energia maremotriz gera energia elétrica a partir das subidas e descidas da maré, ou inclusive a partir das correntes submarinas que mobilizam uma turbina conectada a um gerador.

O objetivo de ElectryConsulting é promover o uso responsável da energia para proteger os recursos que nos oferece o planeta, para isso, colocamos à tua disposição diferentes soluções de eficiência energética.