O que é um certificado energético e para que serve?

3 de mai. de 2022
Como está o desempenho energético da minha casa?
O que é um certificado energético e para que serve?
Certificado Energético (CE) é uma avaliação do desempenho energético de um imóvel, classificado de A+ a F. Quanto mais próxima for a classificação de A+, mais o imovél é económico e com maior conforto térmico.
A certificação é um documento oficial emitido por um perito pelo Sistema Nacional de Certificação Energética e Qualidade do Ar Interior dos Edifícios (SCE) e é obrigatória desde 2008 em Portugal.
Toda propriedade imobiliária precisa apresentar sua certificação no contrato de compra, venda, locação ou arrendamento. (Veja o Decreto-Lei n118/2003 de 20 de agosto de 2013).

Para que serve o Certificado Energético?

No mundo de hoje, a busca por soluções energéticas é cada vez mais valorizada. Principalmente porque são soluções supereconómicas ao longo de vários anos e que contribuem com o meio-ambiente.
Desde 2013, é exigido, por lei, que as construções cumpram alguns requisitos, como um desempenho mínimo de classificação B ou superior. Edifícios mais antigos podem apresentar classes inferiores à B. Porém, quanto melhor a classificação energética, mais bem avaliado é o imóvel.

Certificação energética em Portugal

A maioria dos edifícios em Portugal tem classe C, que representa 24% dos imóveis, seguida da classe D, com 21%. A próxima é a classe E, com 13%, e, por fim, a classe A, com 10%. As classes A+, B-, B e F são classificações energéticas menos comuns nas residências de Portugal.
É importante informar que o incumprimento da lei ocasionará multas de até 45 mil euros.
Portanto, fique por dentro e consulte as informações sobre a certificação energética em www.sce.pt
Continua interessado em buscar novas soluções energéticas? Fale com nossos especialistas. Eles certamente ajudarão a identificar oportunidades de consumo eficiente para a sua casa.