Descobre o quanto antes o que é economia circular

22 de nov. de 2022
Sabias que o teu negócio pode contribuir com a economia circular? Entende o que é isso, como a tua empresa pode prolongar a vida útil dos produtos e quais são os benefícios ao aderir à economia circular ao meio ambiente.
Descobre o quanto antes o que é economia circular
A economia circular é uma forma de produção e consumo que envolve compartilhar, alugar, reutilizar, recuperar, renovar e reciclar os materiais e produtos reais para valorizá-los e criar para eles um maior ciclo de vida.
São maneiras de reaproveitar e reutilizar os produtos para que não acabem no depósito de lixo e, assim, evite-se o desperdício. Dessa forma, cria-se um valor adicional ao produto para que ele continue a ter uma vida útil.
Quando optamos por comprar produtos mais duráveis com um meio de produção transparente e produtos naturais, estamos a ativar a economia circular. Quando compramos produtos com embalagens de vidro em lugar de plástico, por exemplo. Tudo isso ativa a economia linear que produz produtos descartáveis, baratos e de baixíssima qualidade.
Acredito que estás aí a pensar nos produtos que tens em casa ou na empresa que compraste só por uma questão de preço, mas vamos entender o que o baixo preço e a baixa qualidade custa para o meio ambiente.
A economia circular está aqui para ajudar a criar maneiras de reutilizar os produtos e aumentar a vida útil dos produtos. Atualmente, temos um grande problema mundial: o lixo que geramos. Conforme reportagem do Jornal Público em 2016, em Portugal produziu-se cerca de 4,89 milhões toneladas de lixo. Em 2017, esse valor aumentou para 5,07 milhões de toneladas, uma média individual de 486 kg.
O impacto não está apenas no lixo que incluímos, e sim no aumento sucessivo de consumo de energia e das pegadas do CO2. Porém, existem soluções para isso.
Já podemos imaginar a quantidade de benefícios que podemos gerar por meio da energia circular, como diminuir a emissão de gases e produzir produtos mais duradouros e inovadores. Portanto, quando produzimos os produtos, a qualidade e os reflexos disso devem ser pensados para poderem contribuir com o meio ambiente.
Investe em soluções sustentáveis e produtos mais duráveis para o teu negócio. O meio ambiente agradece.
Na ElectryConsulting sempre investimos em energia limpa. Queres saber mais sobre energias renováveis? No nosso blog, sempre há novidades sobre energia verde e no nosso site encontras várias soluções energéticas renováveis.