O custo da eletricidade depende de alguns fatores. Varia, por exemplo, conforme o consumo de energia elétrica, o preço da eletricidade contratada (medido em kWh), a potência instalada, a incidência de taxas e impostos, e a necessidade de mais serviços de eletricidade ou assistência técnica.
Saber calcular o gasto de energia elétrica pode ser o fator determinante que garantirá uma maior margem de lucro para a tua empresa e reduzirá as despesas com a corrente elétrica.
Há formas fáceis e práticas de reduzir os custos. Pode-se, por exemplo, apagar a luz, colocar o espelho junto à janela para aproveitar a luz natural, desligar os aparelhos em stand-by e moderar o uso de aquecedores ou ar-condicionado. Além, dessas medidas rápidas, entender como se compõe o custo da eletricidade no teu negócio ajudar-te-á a tomar melhores decisões para poupar mais e conseguir uma eletricidade mais barata para o teu negócio.
Confere, a seguir, um passo a passo sobre como reduzir despesas com energia elétrica no teu negócio.
O preço da eletricidade é determinado pelos custos de comercialização. No mercado grossista ou pool de eletricidade — ou seja, o mercado em que a eletricidade é comprada e vendida diariamente —, esse valor é fixado conforme a oferta e a procura.
Há várias comercializadoras no mercado com diferentes preços e serviços. Convidamo-te a conhecer os serviços da ElectryConsulting. Focados em atender PME e grandes empresas, temos os melhores preços de eletricidade para o teu negócio.
O preço da tarifa de eletricidade pode variar, também, de acordo com a potência contratada. Isso significa que este custo depende de quanta energia consomes das tuas necessidades, isto é, do número de eletrodomésticos que tens em consumo simultâneo no teu negócio.
Lembra-te: saber o teu consumo é extremamente importante para não gerar custos extras, pois, se tens uma potência superior à tua fa, estarás a pagar mais do que necessário; caso contrário, terás problemas com a rede.
Há diferentes taxas e impostos incluídas no valor a pagar da fatura, como o IEC (Imposto Especial de Consumo de Eletricidade), a Taxa de Exploração Direção-geral de Energia e Geologia (DGEG), Contribuição Audiovisual (CAV) e IVA eletricidade. Após o Decreto de Lei nº 60/2019, publicado em 13.05.2019, foi aplicada uma taxa reduzida do IVA de 6% à componente fixa das tarifas de acesso às redes nos fornecimentos de eletricidade, correspondentes a uma potência contratada que não ultrapasse 3,45 kVA e 23% a partir de 3,45 kVA. Isso significa que as faturas de eletricidade ficarão mais baratas.
Para realizar uma gestão energética eficiente, será necessário contar com profissionais e especialistas que possam ajudar-te a reduzir os custos de energia elétrica do teu negócio.
Na ElectryConsulting, dispomos das ferramentas necessárias para controlar as instalações elétricas da tua empresa, bem como para instruir-te a respeito dos procedimentos que reduzirão as faturas de luz. Os nossos profissionais estão preparados para elaborar planos com o objetivo final de conseguir-te grandes economias, mas também de ajudar-te a adaptar o teu negócio à legislação vigente. Contacta-nos!