É possível contractar eletricidade mais barata para empresas?

2 de ago. de 2022
Contractar eletricidade mais barata para empresa: confere aqui algumas dicas para buscar a energia elétrica mais econômica no teu bolso.
É possível contractar eletricidade mais barata para empresas?
Economizar energia elétrica é sempre um assunto em pauta na tua empresa? Vê aqui algumas dicas para contractar a eletricidade mais barata para o teu negócio. Sempre é possível poupar energia.
O custo da eletricidade depende de alguns fatores. Varia, por exemplo, conforme o consumo de energia elétrica, o preço da eletricidade contratada (medido em kWh), a potência instalada, a incidência de taxas e impostos, e a necessidade de mais serviços de eletricidade ou assistência técnica.
Saber calcular o gasto de energia elétrica pode ser o fator determinante que garantirá uma maior margem de lucro para a tua empresa e reduzirá as despesas com a corrente elétrica.
formas fáceis e práticas de reduzir os custos. Pode-se, por exemplo, apagar a luz, colocar o espelho junto à janela para aproveitar a luz natural, desligar os aparelhos em stand-by e moderar o uso de aquecedores ou ar-condicionado. Além, dessas medidas rápidas, entender como se compõe o custo da eletricidade no teu negócio ajudar-te-á a tomar melhores decisões para poupar mais e conseguir uma eletricidade mais barata para o teu negócio.
Confere, a seguir, um passo a passo sobre como reduzir despesas com energia elétrica no teu negócio.

Preço da eletricidade

O preço da eletricidade é determinado pelos custos de comercialização. No mercado grossista ou pool de eletricidade — ou seja, o mercado em que a eletricidade é comprada e vendida diariamente —, esse valor é fixado conforme a oferta e a procura.
Há várias comercializadoras no mercado com diferentes preços e serviços. Convidamo-te a conhecer os serviços da ElectryConsulting. Focados em atender PME e grandes empresas, temos os melhores preços de eletricidade para o teu negócio.

Potência contratada

O preço da tarifa de eletricidade pode variar, também, de acordo com a potência contratada. Isso significa que este custo depende de quanta energia consomes das tuas necessidades, isto é, do número de eletrodomésticos que tens em consumo simultâneo no teu negócio.
Lembra-te: saber o teu consumo é extremamente importante para não gerar custos extras, pois, se tens uma potência superior à tua fa, estarás a pagar mais do que necessário; caso contrário, terás problemas com a rede.

Taxas e impostos em Portugal

Há diferentes taxas e impostos incluídas no valor a pagar da fatura, como o IEC (Imposto Especial de Consumo de Eletricidade), a Taxa de Exploração Direção-geral de Energia e Geologia (DGEG), Contribuição Audiovisual (CAV) e IVA eletricidade. Após o Decreto de Lei nº 60/2019, publicado em 13.05.2019, foi aplicada uma taxa reduzida do IVA de 6% à componente fixa das tarifas de acesso às redes nos fornecimentos de eletricidade, correspondentes a uma potência contratada que não ultrapasse 3,45 kVA e 23% a partir de 3,45 kVA. Isso significa que as faturas de eletricidade ficarão mais baratas.

Assistência técnica ou serviços de eletricidade

Para realizar uma gestão energética eficiente, será necessário contar com profissionais e especialistas que possam ajudar-te a reduzir os custos de energia elétrica do teu negócio.
Na ElectryConsulting, dispomos das ferramentas necessárias para controlar as instalações elétricas da tua empresa, bem como para instruir-te a respeito dos procedimentos que reduzirão as faturas de luz. Os nossos profissionais estão preparados para elaborar planos com o objetivo final de conseguir-te grandes economias, mas também de ajudar-te a adaptar o teu negócio à legislação vigente. Contacta-nos!