Empresa sustentável, muda para o verde!

8 de nov. de 2022
Empresa sustentável é uma tendência ou já é uma realidade? Marcas sustentáveis se tornam cada vez mais as preferidas entre o público jovem e os públicos mais velhos querem se afastar dos velhos costumes e se tornarem mais sustentáveis.
Empresa sustentável, muda para o verde!
Empresas sustentáveis não são apenas uma tendência ou algo do futuro: já são uma preferência entre os mais jovens, como as gerações alpha e Z, segundo pesquisas recentes. Além disso, os consumidores começam a se afastar dos velhos padrões de consumo.
Assim, buscar promover produtos e serviços pautados em proteger o planeta provavelmente será sinónimo de maior aceitação dos consumidores e, portanto, de maior sucesso.
Conforme a consultora Nielsen, há um aumento da percentagem de pessoas que escolhem os seus produtos em função dos valores que a marca transmite e das suas responsabilidades com o mundo.
Existem diferentes categorias de sustentabilidade:

  • Sustentabilidade ambiental, como o próprio nome já diz, refere-se às soluções e estratégias utilizadas na proteção do meio ambiente. Espera-se que tanto o produto quanto o processo de sua produção sejam naturais e não agridam o meio ambiente.
  • Sustentabilidade social tem um foco em pessoas e na busca de uma sociedade mais igualitária para todos, onde há justiça e inclusão social.
  • Sustentabilidade económica, quando existe um estilo de vida mais sustentável que possibilita integrar à nova forma de vida a sustentabilidade ambiental e social.

O compromisso que as empresas têm em buscar soluções sustentáveis não é nenhuma novidade. Desde 2015, alguns países assinaram o Acordo de Paris, que tinha como objetivo a busca de alternativas de produção e comercialização de produtos de uma maneira mais sustentável, por parte dos países e empresas.

Consumidores adeptos ao verde

Existem alguns setores que se preocupam com a sustentabilidade deixar de ser uma tendência para ser uma realidade, como a chamada de green beauty. Segundo esse setor, 54% dos seus clientes já buscam marcas responsáveis. O setor de alimentos também é outro em transição, como também é o de empresas energéticas, entre outros.
As gerações inicialmente citadas neste artigo, Alpha e Z, são um exemplo de consumidores que escolhem marcas responsáveis e já possuem um estilo de vida mais saudável. Talvez esse público não seja o teu público alvo, mas certamente eles são o nosso futuro. Se hoje ainda não aderimos a tais soluções, sustentáveis ficaremos obsoletos em pouco tempo.
Portanto, investe em soluções sustentáveis e energias renováveis. Na ElectryConsulting sempre investimos em energia limpa. Queres saber mais sobre energias renováveis? No nosso blog sempre há novidades sobre energia verde. Também encontras informações sobre soluções energéticas renováveis no nosso site.