Erros frequentes na hora de definir a potência contratada

16 de ago. de 2022
Não saber estimar o consumo de energia necessário é uma situação bastante frequente. Entende os 3 erros mais comuns na hora de definir a potência contratada.
Erros frequentes na hora de definir a potência contratada
Potência contratada é a potência disponível para consumo no teu imóvel. Normalmente, a potência contratada é proporcional à quantidade e ao tipo uso de aparelhos elétricos que são necessários e que devem permanecer ligados por um número definido de horas.

Como estimar a potência contratada de forma correta

O erro mais frequentemente cometido quando se contrata uma potência é o de subestimar ou superestimar o consumo de energia do teu imóvel — isto é, de exagerá-lo para mais ou para menos.
Dica de ouro: se o disjuntor está o tempo todo a interromper o fornecimento de energia, quer dizer que precisas de mais potência contratada.
Para isso, é preciso verificar na fatura de energia elétrica qual a potência em kVA. A qualquer momento podes aumentar a potência contratada.

Como calcular a potência necessária para o consumo de energia elétrica

Se queres saber exatamente o que consomes, podes ir a um simulador e realizar um cálculo mais assertivo, que inclua todos os equipamentos eletrónicos usados em simultâneo.
Agora, se o disjuntor nunca se desliga, vale a pena veres se não estás com uma potência contratada muito superior à que necessitas. Neste caso, podes utilizar também o simulador de potência contratada para entender o que deve ser reduzido.

Um contador inteligente pode ajudar no controle

Caso tenhas um contador inteligente, tais ajustes podem ser feitos remotamente. Caso contrário, qualquer alteração de potência pode implicar uma visita de um técnico.
Antes que precises sair alterando a tua potência, entra em contacto com um dos nossos assessores energéticos. Estamos preparados para ajudar-te a realizar uma melhor gestão energética sem que incorras em qualquer custo adicional.