Mudança de hora e estilos de vida mais sustentáveis no trabalho

20 de set. de 2022
Como a mudança de hora contribui para estilos de vida mais sustentáveis no trabalho. Vamos falar dos benefícios da mudança de hora na tua vida profissional.
Mudança de hora e estilos de vida mais sustentáveis no trabalho
A mudança de hora tem um objetivo bem claro: poupar energia.
Em Portugal, o Governo prosseguiu com o regime atual de manter as duas mudanças de hora ao longo do ano, que ocorrem entre as datas do dia 29 de março e 25 de outubro, após o Parlamento Europeu ter votado pelo seu término.
Essa decisão foi tomada após o laudo do relatório científico do Observatório Astronómico de Lisboa, que relata mais vantagens que desvantagens na mudança de hora em Portugal. O relatório aborda dois fatores cruciais para manter o horário de verão: o impacto na poupança de energia e uma melhor saúde mental da população com menos perturbação do sono, segundo especialistas.
Dado isso, desfrutamos de mais tempo com sol durante todo o ano, tanto no verão quanto no inverno. O sol é uma fonte de energia importante para todos nós. Estar em contacto com a luz solar faz com que nos mantenhamos saudáveis e animados.
Assim, pensar em propostas que propiciem um estilo de vida em harmonia com a natureza é uma forma de realizar mudanças positivas em nosso organismo e no nosso planeta.
A ONU aposta na sustentabilidade urbana com o objetivo de tornar as cidades futuras num ambiente sustentável e melhor para se viver. Vê algumas dicas para um estilo de vida mais sustentável:

  • Aproveitar o sol e reduzir o uso de lâmpadas. Utilizar cores claras e espelhos no ambiente para ajudar a refletir a luz e reduzir o uso da energia.
  • Evitar o uso de materiais descartáveis. Utilizar medidas para reduzir o uso de plástico, como a adoção de copos reutilizáveis e vidros
  • Aderir à energia solar no teu negócio.
  • Reduzir o uso do papel, e incentivar o arquivamento de documentos na nuvem para imprimi-los só quando necessário.
  • Otimizar os meios de transporte, como ao incentivar a carona entre os colaboradores.
  • Poupar água e também conscientizar funcionários a reduzir seu consumo. Buscar soluções que realizem o aproveitamento da água.
  • Reciclar sempre.

No último dia 5 de junho, foi comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Em 2022, comemorou-se 50 anos de implementação dessa data. O dia serve para alertar a humanidade da necessidade de se preocupar com o tema e, principalmente, chamar a atenção de todos. O objetivo é incentivar governos e empresas a buscarem soluções sustentáveis, e indivíduos a adotarem um estilo de vida em equilíbrio com a natureza.
Durante esses 50 anos, as principais autoridades mundiais realizaram vários eventos e reuniões para discutir o tema. A primeira conferência foi realizada em Estocolmo, quando foi escolhida a data 5 de junho com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento sustentável num consenso global. Outro marco foi o Protocolo de Quioto, momento em que vários países assinaram o compromisso de reduzir em 5,2% as emissões de gases poluentes em relação aos anos 90. Em 2012, o protocolo de Quioto foi substituído pelo Acordo de Paris. Esse acordo estabeleceu um compromisso entre os países de alcançar a descarbonização e conseguir aumentar a temperatura média de 2°C em relação aos níveis pré-industriais.
Recentemente, durante a Pandemia de Covid-19, a ONU promoveu a COP26. Nesse momento, os países envolvidos assinaram um acordo de reduzir 45% das emissões de carbono até 2030.
Queres saber mais? No nosso blog, sempre há boas dicas sobre como adotar um estilo de vida mais saudável.