O que fazer com a nossa produção excedente de fotovoltaica?

5 de abr. de 2022
Como fazer a compensação por excedentes no autoconsumo?
O que fazer com a nossa produção excedente de fotovoltaica?
Se tem uma instalação solar no seu lar, talvez não saiba o que fazer com os excedentes que lhe sobram. Sabia que existe a compensação por excedentes de autoconsumo?  Com isso, pode economizar ainda mais na sua fatura da luz!
Se ainda não conhece como o aderir, e nem as suas vantagens, hoje queremos explicar porque deveria apostar pela compensação ou por vendê-lo para reduzir a conta da luz.

O que é a compensação por excedentes no autoconsumo?

O Decreto-Lei n.º 162/2019 introduz novas alterações para o autoconsumo solar . Graças a isto, podemos beneficiar de uma compensação excedente.
A gestão é bem simples, já que não precisa de permissões e nem conexão — necessário para instalações de mais de 15kW — Tudo o que precisa de fazer é preencher o relatório de instalação e entregá-lo à sua autoridade local. Se a instalação tiver sido realizada por uma empresa, são eles que se ocupam da papelada, mais fácil!

Como funciona a compensação por excedentes do autoconsumo?

Com o método de compensação de excedentes, o que obtemos é que o fornecedor de energia "compensa" a nossa conta de eletricidade sob a forma de dinheiro. Mas deve ter em conta que nunca obterá liquidez, apenas reduzirá a sua fatura com a percentagem lançada na rede.
O que aconteceria se desejasse mais do que a sua conta de eletricidade? Nesse caso, só terá de pagar os custos fixos. A única coisa que conseguirá é uma redução na sua conta — com a quantidade de energia descarregada — mas nunca irá receber qualquer dinheiro de volta. Desta forma, o que obtemos é um desconto na fatura todos os meses dependendo da quantidade de energia que alimentamos na rede. Já que o limite é a quantidade de energia que consumimos, esse será o máximo que obteremos.
Um ponto a ter em conta é o desconto aplicado sobre a parte variável: sobre o nosso consumo. Não teremos desconto nos custos fixos — potência, aluguel, impostos... — que teremos de continuar a pagar enquanto estivermos ligados à rede.
Ainda que despejamos mais energia do que consumimos, não obteremos nenhuma vantagem. O desconto não se acumula mês a mês, uma vez atingido o limite, o custo variável permanece a 0. A energia que sobrar será o benefício exclusivo do fornecedor. É preciso lembrar que a energia que compramos é mais cara do que a energia que vendemos. Se paga 0,15 euros/kWh, recebe 0,05 euros/kWh.

Utilize o renting para instalar os seus painéis solares

Como já viu, se tiver um grande excedente, é melhor vender a energia. Caso contrário, é melhor aderir ao esquema de compensação de excedentes. Seja qual for o seu caso, há uma solução para todos! De qualquer forma, pode conseguir reduzir os seus custos —  por meio da venda ou da compensação—.
Se também quer reduzir a sua conta, colaborar com o meio ambiente, e ser mais consciente... Junte-se ao autoconsumo! Sabemos que o investimento inicial é às vezes a maior desvantagem, por isso a ElectryConsulting oferece o renting de painéis solares para que também possa poupar dinheiro.