Poupa energia no teu negócio!

6 de set. de 2022
Como poupar energia na minha empresa? Vê 6 dicas rápidas e fáceis de implementar na tua rotina de trabalho e poupa energia elétrica.
Poupa energia no teu negócio!
Mudanças de hábitos que podem ajudar a melhorar a eficiência energética da tua empresa.

O que é a eficiência energética?

Eficiência energética é o uso mais eficiente das fontes de energia de um local determinado. Sabe como podes usar melhor os recursos naturais e como as energias renováveis auxiliam na eficiência energética. Afinal, economizar é preciso, pois os recursos são finitos e o meio ambiente agradece. A seguir, vê algumas dicas para melhorar a eficiência energética no teu negócio.

Dica 1: Deixar o sol entrar pela janela

Tenta usar o máximo de luz solar. A luz natural contribui para otimizar recursos e permite que tenhas acesso a uma boa iluminação durante todo o dia. Paredes de cores claras também ajudam na iluminação do teu negócio.
Em todo imóvel, temos aparelhos que consomem mais e menos energia. Os itens mais económicos são as lâmpadas LED, que podem até ser caras na hora da compra, mas representarão uma economia no consumo de energia de 80% em relação aos outros tipos de lâmpada. Apagar sempre as luzes que não precisam estar acesas e instalar um sensor de movimento ajudará a fazer isso de forma automática.

Dica 2: Comprar aparelhos novos

Renovar os eletrodomésticos pode reduzir em até 67% o preço da conta de energia. Importante! Na hora da compra, verifica o consumo energético e lembra-te de que quanto mais próximo da letra “A” for a classificação de desempenho, mais económico é o aparelho.

Dica 3: Desligar é preciso!

Sempre desliga todos os equipamentos e computadores quando acabar a jornada de trabalho.
O modo Stand-by consome também energia. Usa também tomadas inteligentes programadas para desligar os aparelhos. Tais medidas podem ajudar a reduzir o valor da tua fatura de energia.

Dica 4: Cuidar da temperatura do teu negócio

Com o verão à porta, o uso do ar condicionado e das ventoinhas aumenta. Uma alternativa é abrir as janelas para deixar entrar o ar fresco. Porém, em dias muito quentes, essa prática pode revelar-se ineficaz, pois haverá troca de calor. Tente dotar o teu negócio de isolamentos térmicos. Caso o uso do ar condicionado seja inevitável, a dica é deixá-lo a 24º no verão e 21º no inverno. E não esqueças de desligá-lo no final do dia!

Dica 5: Mudar para o verde!

Busca utilizar energias renováveis no teu negócio. O uso da energia solar é algo cada vez mais presente nos imóveis em Portugal. Tais instalações ajudam o teu negócio a adquirir o certificado de eficiência energética, bem como a contribuir com a preservação do nosso meio ambiente. Imóveis que possuem boa certificação energética podem ser mais valorizados.

Dica 6: Calcular o consumo ou pedir ajuda de um assessor energético.

Compreender como é calculado o consumo também ajudará a fazer melhores mudanças nos hábitos. A fórmula é simples: consumo = (potência em watt/1000) x (tempo em horas) = total em KWh. Depois, é só multiplicar o valor do kWh pelo consumo.
Além disso, revê o teu plano de tarifa e a potência contratada e se elas estão ajustadas às tuas necessidades. Mas, caso necessites de uma avaliação mais completa do teu consumo, chama um consultor energético. Na ElectryConsulting contamos com uma equipa de profissionais preparados para te ajudar.
Vê também no nosso sítio soluções que se adequam ao teu consumo e ao teu orçamento.