Sabe como e onde é fixa o preço da luz?

26 de abr. de 2022
No pool de electricidade ou mercado grossista o ajuste ao preço da luz é a cada 24 horas, e como isso me afecta?
Sabe como e onde é fixa o preço da luz?
Alguma vez já se perguntou quem fixa os preços praticados na venda da energia eléctrica? Porque o preço da energia eléctrica muda? Talvez, já tenha escutado falar que o preço da luz vai aumentar ou vai baixar... É claro que o preço da energia é definida por alguém, mas não temos ideia de quem ou porquê. O pool de electricidade - ou mercado grossista - estabelece o custo da electricidade, onde tanto os produtores quanto as comercializadoras intervêm.
Vamos entender?

O que é pool de electricidade?

O pool se refere ao mercado grossista, onde a electricidade é comprada e vendida diariamente. O pool fixará o preço da luz a cada hora do dia, dependendo da oferta e da procura.
Produtores, distribuidores e as comercializadoras de energia intervêm neste mercado, bem como os consumidores de eletricidade.

E como isso funciona?

O Pool de electricidade abre uma sessão por dia e seis intradiárias.
O OMIE - o Operador do Mercado Ibérico de Energia - recebe todas as ofertas de compra vinda dos comerciantes de energia por volta das 12 horas, e eles são os responsáveis por fazer chegar a energia até a sua casa.
No mercado diário, o preço da energia é negociado para um dia inteiro. No mercado intradiário será ajustado até seis vezes ao longo do dia, conforme a demanda.
O preço da electricidade é incerto em ambos os mercados. O custo e a quantidade de energia vendida ou comprada é ditado pela oferta e pela procura. Então, são os consumidores, que "estabelecem" o preço a ser vendido da luz, conforme a demanda de energia.

E quem regulamenta isto?

A OMIE é responsável pela gestão das operações de compra e venda no pool de electricidade. Dado que o preço varia em função da hora e do dia, a quantidade de energia é também variável.
Isto significa que será mais barato quando houver menos demanda e mais caro quando houver mais demanda. Por exemplo, o custo da luz aumenta quando neva, faz frio ou chove.

Como funciona o preço do pool de electricidade?

O pool de electricidade em Portugal funciona como um mercado grossista: o preço da electricidade varia conforme a oferta e a procura, sendo os produtores e os grandes consumidores que decidem o preço final.
Consulte o OMIE para saber o preço comprado pelos comerciantes, que será ofertado em seguida para os consumidores.

Será que o preço do pool de electricidade me afecta?

Se você tem uma tarifa regulada PVPC (Preço Voluntário para o Pequeno Consumidor), a resposta é sim. Há uma oscilação no preço, às vezes, poderá ser boa ou ruim. Por outro lado, se tem uma tarifa de preço fixo, o custo da eletricidade será sempre o mesmo. Se não quiser correr o risco do aumento ou da redução do valor na sua fatura, evite contratar tarifas reguladas pelo mercado.
Agora que sabe como é estabelecido o preço do pool de electricidade, provavelmente terá algumas dúvidas sobre como poupar na sua conta de luz. Sabe que pode contactar os nossos consultores especializados sempre que precisar? Ter um especialista pode fazer uma grande diferença.