Portanto, há uma forma de evitar este gasto, utilizando um contador inteligente. Ao substituir o contador alugado por um contador inteligente, o custo adicional será eliminado. Além disso, o aparelho ajudará a detectar o consumo excessivo, a evitar penalizações e a controlar o consumo.
É um aparelho responsável pelo envio de informações sobre o consumo de energia à empresa de distribuição através de um cabo. Isto é utilizado para realizar leituras à distância sem que haja a leitura do contador de forma presencial.
Agora que sabemos como funciona um contador inteligente, a sua pergunta é: qual a diferença entre o contador instalado pela distribuidora e um contador inteligente? Grosso modo, o contador eletromecânico pertence à empresa de electricidade que recolhe dados necessários para enviar a sua factura. Ela também pode mudar a potência ou tarifas à distância.
Por outro lado, um contador inteligente é um dispositivo pessoal, eliminando assim o custo do aluguel do contador eletromecânico. A empresa poderá fazer leituras à distância da mesma forma que já fazia com o contador antigo.
Se pensa que a mudança de aparelho servirá apenas para eliminar o custo do aluguel, está enganado! Graças ao novo contador inteligente, haverá uma plataforma online onde poderá ver e analisar o consumo em tempo real. Desta forma saberá exatamente o seu consumo.
Eliminado o custo mensal do aluguel do aparelho, poupará na conta de luz. Mas essa não é a única vantagem! Ao contar com uma plataforma web é permitido ver anomalias eléctricas, picos de energia, sobretensões, falhas de bateria, consumo excessivo...
Graças ao contador inteligente, não haverá mais estimativas de consumo. O consumidor pagará exatamente o que for consumido. Ao conhecer o consumo no detalhe, é possível ajustar a potência, se necessário, e controlar a energia reativa. Sem esquecer que saberá as horas mais baratas para o consumo.
Se a sua empresa busca por uma consultoria energética, o medidor inteligente pode ajudá-lo a fazer gráficos com todas as variáveis de consumo. Desta forma é possível analisar todos os detalhes, agendar relatórios periódicos, observar o estado do fornecimento e até acrescentar melhorias. Sem esquecer que o contador pode analisar os dados em tempo real a partir de qualquer lugar.