Vantagens do mercado livre em Portugal

27 de dez. de 2022
Sabes a diferença entre o mercado livre e o mercado regulado em Portugal? Falaremos das vantagens de migrar para o mercado livre e explicaremos como essa mudança pode ser feita.
Vantagens do mercado livre em Portugal
Mercado livre é um mercado aberto em que há mais concorrência, com a presença de vários comercializadores que disputam por melhores preços e serviços. Nesses casos, a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) abstém-se da responsabilidade de aplicar os preços, e as regras que valem são a da concorrência e a lei de Regulamento das Relações Comerciais. O mercado livre foi implementado em Portugal em 2006.
Quando o mercado é regulado, acontece exatamente o oposto. A ERSE regula as operações e é responsável por definir o preço no mercado energético, onde há poucas empresas oferecendo o serviço.

Diferença entre Distribuidora e Comercializadora

A comercializadora é diferente da distribuidora de energia. A distribuidora é responsável pelas redes de energia, por toda a distribuição e transporte de energia até a casa do consumidor. As comercializadoras, por outro lado, apenas compram e vendem a eletricidade.

Vantagens do mercado livre

  • Como dissemos acima, a abertura de mercado estimula a concorrência e proporciona à população melhores opções de preço e serviços.
  • A diversificação das opções de tarifas de eletricidade é outro benefício. Há mais opções que se adaptam ao consumo e ao bolso dos consumidores.
  • Existe melhor atenção ao cliente com oferecimento de serviços e assistência de manutenção de equipamentos, avarias etc.
  • Há melhores tarifas ofertadas no mercado. Como as comercializadoras buscam vantagens competitivas para atrair mais clientes, elas acabam por oferecer descontos e facilidades para quem decide tornar-se consumidor.
  • Não há fidelização, o que deixa a cargo do cliente a escolha de quando buscar novas comercializadoras no mercado.

Como mudo para o mercado livre?

Se estás no mercado regulado e queres mudar para o mercado livre, é preciso apenas cancelar o contrato atual e realizar a alteração para uma nova comercializadora. A mudança é feita de forma automática e sem custos adicionais. Não há fidelização no mercado regulado e nem no mercado livre.
O mercado livre viabiliza o acesso a melhores serviços e preços. Portanto, na hora de buscar uma comercializadora, é importante saber quais são as condições e vantagens apresentada por cada prestadora de serviços. Na tua pesquisa, confere também as vantagens da ElectryConsulting.
Na ElectryConsulting, temos várias vantagens para ti. Sempre investimos em energias renováveis que contribuem com o meio ambiente. Temos uma equipa de consultores especializados em buscar as melhores soluções para o teu consumo e o teu bolso. Por fim, priorizamos a qualidade do atendimento e a satisfação do nosso cliente. Interessa-te? Contacta-nos: ficaremos felizes em ajudar-te.