Mas muitas pessoas são resistentes ao autoconsumo, seja por desconhecimento ou pelo pouco que escutaram sobre o assunto. Seja como for, hoje vamos explicar as vantagens e as desvantagens do autoconsumo para que possas decidir por ti mesmo.
Começamos?
É a hora da verdade, as vantagens ganham sobre as desvantagens. Obviamente, as desvantagens são os verdadeiros motivos pelos quais as mudanças são lentas. Nem todo o mundo conta com dinheiro suficiente para realizar o investimento necessário para o autoconsumo. Que tal se comparamos as vantagens e as desvantagens do autoconsumo?
Ao contar com a nossa própria energia, eliminamos a dependência com as distribuidoras. Desta forma, economizamos dinheiro e energia, além dos gastos por transporte e distribuição.
Também estaremos a colaborar com o meio ambiente, além de tornar-nos mais conscientes sobre o que consumimos.
As energias renováveis podem proporcionar-nos até 100% do nosso consumo de energia. Outra vantagem é a redução da dependência de energia por parte do nosso país. Atualmente, Portugal conta com uma boa fonte energética que pode suprir a energia de todo o país, unicamente dependemos do exterior para poder contar com o gás, posto que não dispomos dele.
Apesar do custo inicial, hoje em dia contamos com subvenções nacionais e autonómicas que podem custear até 40% da instalação. Pouco a pouco, vamos a afastar-nos mais das energias não renováveis para aproximar-nos ao lado verde. Estamos próximos de sermos completamente independentes e limpos.
Obviamente, nem tudo é vantagem. O verdadeiro problema com o autoconsumo — se falamos de placas solares — é o alto custo destas. Ainda que nos últimos 15 anos o seu preço foi reduzido em até 80% — e continua a baixar — mas ainda é um preço elevado e pouco acessível a todos.
Graças às subvenções — são mais frequentes —, podemos reduzir a inversão até 40%. Mas, para sermos totalmente autossuficientes devemos contar com as baterias solares que armazenam a energia produzida por dia, para poder aproveitá-la durante a noite.
As baterias solares são a parte mais cara deste investimento, muito mais que as placas. Por isso, se queremos contar com uma instalação independente, o melhor é investir numa boa bateria que dure muitos anos. As placas solares podem chegar aos 30 anos de vida enquanto as baterias chegariam no máximo aos 15 anos.
Como percebido, ao analisar as vantagens e as desvantagens do autoconsumo fica clara a vantagem que o autoconsumo oferece múltiplos benefícios, o motivo da resistência está relacionada ao investimento monetário necessário.
Para evitar esta desvantagem, a Electry Consulting fomenta a instalação de usinas de autoconsumo graças ao renting de placas solares, para que não tenhas que realizar um grande investimento inicial. Quer unir-se à energia verde? Contacta connosco!